22 janeiro 2013

São José dos Campos - SP - Brasil


Em virtude do interesse de alguns ouvintes de fora de nossa cidade, vamos falar um pouco sobre São José dos Campos...

É município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos, localizando-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 94 km.

Ocupa uma área de 1 099,77 km², sendo que 94,064 km² estão em perímetro urbano e os 1 005,7 km² restantes constituem a zona rural.

Tem uma temperatura média anual de 21,3 °C e na vegetação original do município predomina a mata atlântica. Com 98% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 289 estabelecimentos de saúde.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,849, considerando-se assim como elevado em relação ao país, sendo o 11º maior do estado.

São José dos Campos faz parte do chamado Complexo Metropolitano Expandido que ultrapassa os 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro.
As regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo e do Vale do Paraíba e Litoral Norte já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, sendo que o município é sede da última citada.

São José dos Campos foi elevada à categoria de vila em 1767.
No decorrer do século XIX a agricultura desenvolveu-se no município, com destaque para o café, principalmente a partir da década de 1880. Porém na segunda metade do século XX a indústria ganhou força, sendo este o momento que a cidade descobre sua vocação para a área da tecnologia.

Hoje estão instaladas importantes empresas, como: Panasonic, Johnson & Johnson, General Motors (GM), Petrobras, Embraer (sede), entre outras. Possui importantes centros de ensino e pesquisas, tais como: o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D), sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.

Além da importância econômica ainda é um importante centro cultural do Vale do Paraíba.
A Reserva Ecológica Augusto Ruschi, o distrito de São Francisco Xavier e o Banhado configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que o Parque Santos Dumont, o Parque da Cidade e o Parque Vicentina Aranha são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana, além dos projetos e eventos culturais realizados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), órgão responsável por projetar a vida cultural joseense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO SITE CULTURAonline BRASIL

Estamos de casa nova, agora com endereço no Brasil https://www.culturaonlinebrasil.net.br