27 novembro 2012

CULTURAonline BRASIL - Terça-Feira

20 horas - ALeste da Zona Leste
Um programa da Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos
TEMAS: Relatório, Sindipetro, Petrobras e a PEC das Empregadas Domésticas
Até lá!
www.culturaonlinebr.org
Apresentação: Filipe de Sousa
Olá amigos, bom dia.

No passado dia 24 entregamos nas mãos do Prefeito Eleito Carlinhos de Almeida e de seu Vice o Dr. Itamar Coopio, o Relatório ALESTE, onde focamos os principais pontos que julgamos devem ser analisados pela nova administração, no que tange á Educação, Cultura, Meio Ambiente e Infraestrutura de interligação viária, asfaltamento dos corredores de ônibus e onde se evidência também a necessidade de um outro olhar para os Bairros chamados de irregulares e a habitação de 0 a 3 Salários Mínimos.
Hoje, (27) no programa ALESTE iremos focar os pontos principais desse relatório.
A partir de Final de Fevereiro o estaremos encaminhando Ofícios ao Executivo, com reivindicações e dificuldades enfrentadas pelas comunidades.
Fiquem á vontade para enviarem suas sugestões de abordagem, pelo Email:[amigosdazonaleste@gmail.com].

20 novembro 2012


“ALESTE da Leste” Terça-Feira dia: 20/11/2012

Este programa é uma produção da Rede Vale Comunicações para a Associação Amigos da Zona Leste de São José dos Campos, com a responsabilidade Editorial do Jornalista Filipe de Sousa.

Olá, boa noite amigos. Mais um programa. Mais um papo que espero seja produtivo.

Estamos vivendo numa sociedade extremamente conturbada, onde valores são postos á prova todos os dias e varias questões podemos conflitar na sociedade brasileira como:- a ética e a moral no social e no governamental; questões ligadas à saúde e segurança, e os princípios familiares sendo tão desprezados na sociedade brasileira de hoje.

Todas estas questões vertem para uma demanda que parece fugir do controle, principalmente no que tange a moral da sociedade mundial e também da brasileira contemporânea.

O Brasil é um país de imensa grandeza, com muitas culturas, e é inegável que o Brasil que é um país injusto, ou melhor, a sociedade brasileira é extremamente desigual.

É obvio que há partes bem conflitantes na nossa sociedade, como por exemplo: - o caso da política contemporânea que caiu em verdadeiro descrédito ante a comunidade atual, pois são raros os políticos com hombridade nos dias atuais e o que se vê são problemas insolúveis e intermináveis, pois toda a nossa demanda política estadual, nacional, municipal está mergulhada num verdadeiro caos.

Fica claro que nem todos os que vivem política são desonestos, pois ainda a deles que primam pela integridade moral e social.

Há varias questões que caberiam nesta crônica, como as religiosas, pois a religiosidade está aflorada em todo país, que inclusive alguns o chamam de país continental, devido à multiplicidade de credos, conceitos religiosos difundidos e discutidos no Brasil são muito independentes de credo ou raça.
Deve-se entender que os conflitos são gerados, na maioria das vezes de forma irracional e os exemplos estão bem próximos de nós basta termos uma visão apurada daquilo que ocorre ao nosso redor, mas nem tudo está perdido, pois o que se deve fazer é adotar uma política de boa convivência para termos um país melhor, pois respeito com o outro é de fundamental importância.

Embora o Brasil seja um país laico em varias questões, principalmente nas religiosas, a muito que se aprender em ser laico, principalmente nas escolas onde o ensino é quase restrito para o ensino religioso, e quando se tem são tendenciosos aquela religião ou credo.

O cidadão deve ser consciente no que está fazendo, ou seja, deve fazer exercer o direito de cidadania ligado à vida moral, ética e tudo o que está redundando nosso país.

Hoje que se comemora o dia da consciência negra, devíamos ter presente que não só os negros são discriminados; os índios não só estão sendo discriminados como dizimados e os brancos pobres assassinados.

A questão no exercício da cidadania, tão mencionado nos dias de hoje, se deve a muitas conquistas feitas nos passado, umas num passado remoto, outras porem é fatos que marcam nosso cotidiano de hoje, que nos faz olhar para a grande problemática que está envolvido não só o Brasil, nossa pátria, como também o mundo globalizado.

Outro exemplo claro na contribuição do exercício da cidadania é que a família deve apresentar, propondo rumos para uma nova sociedade.

Uma família bem estruturada fará uma sociedade com bases morais e éticas, embora muitos que foram em boas famílias não são impedidos de se desvirtuarem para caminhos tortuosos como por exemplos as drogas e afins.

Ora se todos compreendessem que esse caminho será uma boa medida para recuperação da sociedade no âmbito de formar seres humanos condescendentes com o exercício de cidadania, fazendo e contribuindo pelo desenvolvimento social e material para uma pátria melhor, talvez pudéssemos avistar uma luz no fim do túnel.

Para exercer uma cidadania saudável e preciso lutar pelos nossos direitos e deveres, participando ativamente, contribuindo para o nosso bem estar, nunca esquecendo que uma sociedade melhor, depende de cada um de nós e não dos outros.

A sociedade brasileira deverá fazer a reconstrução de um novo caminho, preparando-se para um novo futuro, que queremos que seja brilhante, afim de que todos nós possamos contribuir ,cada um com sua parcela de contribuição, fazendo prosperar nossa pátria.

O povo brasileiro é capaz de lutar por mudanças, já provou isso num passado recente, basta confiar no poder que possuem e aprender a exercê-lo completamente.
----------------------------
Já está valendo a nossa ação de termos colocado a carta aberta à população sobre a incidência de câncer no entorno da refinaria.

Prefeitura lança Programa Municipal de Atenção ao Câncer.

A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta última quarta-feira (14) o Programa Municipal de Atenção ao Câncer, que prioriza a prevenção e torna rápido o tratamento dos pacientes oncológicos da cidade.
Durante o evento, realizado na Câmara Municipal, foram apresentados os números sobre a incidência da doença no município e as metas do programa.
“Um dos nossos objetivos é rastrear com maior eficiência as lesões em estágio inicial do câncer e consequentemente aumentar a probabilidade de cura e também acompanhar o paciente em todas as fases: diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos”, disse a médica Iara Stanzani.

Ela coordena a Central de Regulação da Oncologia, criada neste ano para acompanhar todos os casos da doença no município, desde o diagnóstico até o fim do tratamento.

Um sistema de informática foi criado para o monitoramento desses pacientes. “Assim que o paciente é cadastrado, cabe à Central de Regulação de Oncologia monitorar os prazos de realização da primeira consulta, do retorno com especialista, da indicação e da instituição desse tratamento em tempo hábil”, explica a médica.

Para a implantação desse programa, houve uma organização de todos os departamentos da Secretaria de Saúde para trabalhar de forma integrada com o objetivo primordial de combater o câncer e buscar principalmente a prevenção e a promoção da saúde da população joseense.

O Programa Municipal de Atenção ao Câncer priorizou a sistematização da linha de cuidado de oito tipos câncer: mama, colo de útero, próstata, pulmão, cólon e reto, gástrico, cavidade oral e infantil.

Em 2012, estima-se a ocorrência de mais de 900 casos para os tipos de câncer mais incidentes na população de São José dos Campos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% das mortes por causa da doença poderiam ser evitadas.

Segundo a Prefeitura e não poderia ser outra, as principais causas do câncer são decorrentes do estilo de vida moderno, que expõe a população a uma vida mais sedentária, com dieta inadequada, excesso de bebidas alcoólicas e consumo exagerado do tabaco. Isoladamente, o fumo é o maior agente causador da doença. Será?

Isto é o que diz o sistema mas, está provado e a própria OMS afirma que a poluição dos grandes centros e as indústrias e refinarias, são as maiores provocadoras de câncer além dos agrotóxicos usados na agroindústria e que nos são servidos diariamente como componentes de nossa alimentação. Basta de tapar o sol com a peneira.
-------------------------TEMPO AMANHÃ--------------------------
Mínima: 16º
Máxima: 28º
Pancadas de chuva à tarde. Predomínio de sol pela manhã com trovoadas no decorrer do dia.
COMEÇOU A PARTILHA DE CARGOS

Na partilha de cargos do primeiro escalão do governo Carlinhos Almeida, o PT planeja manter sob seu controle pastas consideradas estratégicas na administração.
Consta que as secretarias de Governo, Transportes, Fazenda, Educação e Saúde, que formam o núcleo do governo, devem ser tocadas por nomes próximos a Carlinhos.

O PT também não se mostra disposto a abrir mão do comando da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Carlinhos promete anunciar até a semana que vem os primeiros nomes de sua futura equipe de governo.

A lista é encabeçada pelo economista José Walter Pontes, atual secretário adjunto de Planejamento Urbano e Ação Regional na Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Ele é cotado para a Secretaria da Fazenda.

Para o Governo, o nome mais forte é do vereador Wagner Balieiro (PT), mas tem afirmado que irá cumprir o mandato na Câmara.
O historiador Célio Chaves, assessor de Carlinhos, pode comandar a Educação.

O prefeito eleito também pode repatriar o secretário de Infraestrutura de Jacareí, Dalton Ferracioli (possível nome para a Secretaria de Transportes), e o do diretor da Fundação Cultural de Jacareí, Alcemir Palma (que seria o nome de Carlinhos na lista tríplice da Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

Aliados. Filiado ao PMDB, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, pode deixar o posto em uma eventual reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT) e reforçar a equipe de Carlinhos.
Raupp pode voltar a dirigir o Parque Tecnológico ou assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Antônio Carlos Nadolny, dono da Barão Engenharia é cotado para Obras ou Habitação.

O diretor clínico da Santa Casa, José Claudio Barbosa, filiado ao PSB, passou a ser cogitado para a Saúde. Outro nome no páreo é do médico petista Paulo Roitberg.

PP, PV, DEM e PPS devem disputar o comando de pastas como Meio Ambiente, Esportes, Social e Fundhas.

Perfil.

Carlinhos admitiu que conversas estão sendo feitas, mas nenhum nome foi definido. O petista tem afirmado que irá priorizar perfis técnicos, mas que dará espaço para indicações políticas.

Para muitos, o discurso do prefeito eleito é um recado aos petistas, que cobram a nomeação de correligionários para pastas-chaves, e a partidos aliados, que também esperam ser contemplados.

Equipe de transição ganha sede
São José dos Campos

A Caixa Econômica Federal cedeu uma sala na unidade no Jardim Aquarius para a equipe de transição do prefeito eleito Carlinhos Almeida.

A informação é do coordenador do processo de transição, Wagner Balieiro.
Segundo o vereador, o espaço foi disponibilizado pelo banco sem custos e por tempo indeterminado para que a equipe possa fazer estudos e diagnósticos da cidade.

O espaço possui mesas, cadeiras e infraestrutura como computadores e data-show. A primeira reunião do grupo no local foi feita ontem.

“A Caixa nos ofereceu o espaço logo após a eleição. Ela tem feito isso em várias cidades, como em São Paulo, por exemplo”, disse.
Ninguém do banco foi localizado para comentar.
Segundo Balieiro, o espaço será usado para estudos e reuniões do partido com aliados.
Na próxima semana, membros da equipe de transição voltam a se reunir com o governo para discutir o conteúdo dos relatórios.

HABITAÇÃO

As casas demolidas pela Prefeitura de São José dos Campos para o prolongamento da Via Oeste, no Jardim das Indústrias, na zona oeste, foram invadidas no fim de semana por pelo menos dez famílias.

Elas ocuparam imóveis que preservam alguns cômodos em pé, inclusive com risco de desabamento, nas ruas Corifeu de Azevedo Marques e Bernardo Gabois.

Com o apoio da Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e assistentes sociais da Prefeitura foram até o local para tentar convencê-los a sair, mas sem sucesso.
Em nota, a prefeitura informou que apenas uma família que havia sido retirada retornou ao local (leia texto nesta página). Vizinhos afirmam que são pelos menos dez famílias de invasores.

Das 115 famílias que ocupavam a região afetada pelo prolongamento da Via Oeste, 36 permanecem no local, ao lado dos destroços que agora servem de moradia para outras pessoas.
Dos que aceitaram sair em julho de 2011, a maioria está nos prédios da CDHU, em Interlagos, na zona sul.

Orçada em R$ 14 milhões, a obra está embargada desde janeiro deste ano por decisão da SPU (Secretaria de Patrimônio da União), após pedido da Defensoria Pública da União para que a prefeitura garantisse o direito de moradia às famílias.
A área pertence ao governo federal e é considerada de risco pela prefeitura.

Uma das que invadiu uma casa na rua Corifeu Marques, a atendente Fabiana de Jesus Marcelino, 31 anos, disse que foi a antiga moradora quem lhe indicou o imóvel desabitado.
“Ela estava indo para o Interlagos e disse para eu sair do aluguel e vir para cá. Agora vou passar para o meu nome a conta de água e solicitar o religamento da energia”, disse.

Moradores vizinhos às casas invadidas temem pela segurança. “Sei que tem gente que veio de lugares perigosos para cá. Só tem eu de homem em casa, saio para trabalhar cedo e só volto à noite. Eu temo pela segurança da minha família”, disse um morador, que não quis se identificar.

Ele diz que pretende vender sua casa, que estaria avaliada em R$ 290 mil. “Só que com tudo o que vem acontecendo aqui, meu imóvel já desvalorizou 30%. Quem vai comprar uma casa aqui?”.

O coordenador da CMP (Central de Movimentos Populares), Cosme Vitor, disse que as famílias desapropriadas do Jardim das Indústrias estão retornando ao local.
“Eles não têm recursos para pagar o financiamento das casas na CDHU no Interlagos. A prefeitura esteve no local, eles estão sabendo do que está acontecendo”, disse.

OUTRO LADO

Prefeitura envia assistente social
São José dos Campos

A Prefeitura de São José negou que dez famílias tenham invadido os cômodos das casas parcialmente demolidas no Jardim das Indústrias, na zona oeste. Em nota, a Secretaria de Transportes informou que uma família que já havia sido retirada retornou à área e se abrigou no que restou de uma das casas.

De acordo com o comunicado, assistentes sociais estão em contato com a família, uma vez que não há condições para que ela permaneça no local, devido ao risco e más condições de moradia.
A Polícia Militar, por meio de sua assessoria, informou que esteve durante o fim de semana no Jardim das Indústrias atender a uma solicitação da Guarda Civil Municipal e também de moradores e que não houve ocorrências.

A Secretaria de Defesa do Cidadão informou que a Guarda Civil, quando constata alguma invasão, avisa a assistência social para que seja feita a abordagem às famílias invasoras.

O Tribunal de Justiça do Estado prorrogou até 5 de fevereiro o prazo para a prefeitura retirar os entulhos das casas demolidas, sob pena de multa diária de R$ 5.000. O prazo havia acabado em 28 de outubro. A prefeitura informou que está providenciando a remoção do entulho.

Cartão-alimentação já pode ser usado na rede credenciada

Os bolsistas do Bolsa Auxílio Qualificação são os primeiros beneficiados do programa Social Alimenta, que substitui a cesta básica por cartão-alimentação.
A partir de amanhã dia (15), eles já poderão usar o cartão nos estabelecimentos conveniados que aderiram ao programa.

O Social Alimenta está sendo implantado por etapas.
A próxima, cuja previsão de início é em dezembro, vai beneficiar a população atendida pelas entidades sociais.

O programa começou pelo credenciamento de dois grandes supermercados de São José dos Campos – Carrefour e Extra.
A partir da próxima semana, mais 40 estabelecimentos serão agregados à rede conveniada.
Os cartões, com crédito no valor de R$ 70, são fornecidos pela empresa Mix Cred Administradora, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura. Os créditos serão carregados todo dia 15 de cada mês para aquisição de gêneros alimentícios no comércio local.

Os cartões serão personalizados e a recarga será automaticamente. No caso dos bolsistas, o benefício será concedido durante o período de permanência no programa, no máximo dois anos. Com o cartão-alimentação, o beneficiário terá livre escolha dos produtos que atendam à necessidade da família.

No total serão cerca de 6 mil famílias atendidas pelo programa Social Alimenta, número aproximado de cestas básicas entregues à população de baixa renda no município, com renda per capita até meio salário mínimo.

O programa também garante a injeção de aproximadamente R$ 5 milhões por ano na economia local.  Uma das condições é a participação da família em atividades socioeducativas visando a superação das situações que geraram a insegurança alimentar.

Com o Social Alimenta, a Prefeitura deixa de fornecer cestas básicas, dando às famílias autonomia para escolha dos produtos necessários e respeitando preferências, hábitos e cultura. As cestas básicas tradicionais, no entanto, continuarão a ser distribuídas em casos pontuais, como situações de emergência e calamidade.
CULTURA & ARTE
Bosque dos Eucaliptos tem exposição sobre natureza

A mostra “Retratando a Natureza”, das artistas plásticas Lenita Rosário e Eliane Botelho, pode ser vista até o dia 30 no Espaço Cultural Tim Lopes (Avenida Ouro Fino 2.520, Bosque dos Eucaliptos). A visita vai de hoje, terça-feira até sábado, das 8h às 22h, com entrada gratuita.

A exposição reúne 14 quadros pintados com a técnica acrílico sobre tela. São seis trabalhos de Lenita e oito de Eliane. As obras retratam as diversas formas da natureza, com paisagens, flores e outros elementos.

O espaço pertence à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem salas para cursos, salão multiuso com espelho e palco, hall para exposições e um teatro com uma parede reversível no palco, que permite a apresentação de espetáculos que podem ser vistos tanto do lado de dentro como do pátio externo.

Todo o ambiente é adaptado para pessoas com deficiência. O centro cultural oferece aulas de dança, música, teatro e artes plásticas, exposições e apresentações abertas ao público.
Temporada de Teatro traz comédia, suspense e workshop

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza neste mês mais uma Temporada Popular de Teatro, no Centro de Estudos Teatrais (CET).
Além dos espetáculos de comédia e suspense, a Temporada terá um workshop, com o tema: “Tecido acrobático e dança contemporânea”.

Nesta sexta-feira (16) e sábado (17), às 21h, e no domingo (18), às 20h, será apresentado, pela Cia. Dos Sete em Cena, o espetáculo “O Mendigo”, uma comédia que aborda as relações pessoais e o preconceito de classe, na história de uma mulher rica que se encontra com um andarilho e descobre que ele é seu ex-marido.

Já na próxima sexta-feira (23) e sábado (24), às 21h, e no domingo (25), às 20h, o CET será tomado pelo suspense da peça “Coração Denunciador”, da Cia. Laboratório Teatro Químico, um espetáculo baseado na literatura do escritor americano Edgar Allan Poe, conhecido pelos seus famosos e misteriosos contos de ficção policial e científica.

Os ingressos têm preços populares: R$ 10, sendo que idosos, professores, estudantes, alunos de teatro e classe teatral pagam meia-entrada (R$ 5), e devem ser adquiridos com uma hora de antecedência no CET (Avenida Olivo Gomes, 100), no Parque da Cidade, em Santana.
O workshop “Tecido acrobático e dança contemporânea”, que será realizado neste sábado (17) e domingo (18), das 14h às 16h, pela atriz, bailarina e artista circense Gabriela Schwab, é gratuito, tem vagas limitadas (15) e é voltado para atores, bailarinos, artistas circenses e interessados em conhecer a técnica do tecido acrobático.

Não é necessária experiência corporal anterior. A idade mínima para fazer o workshop é de 18 anos. Para participar é necessário fazer a inscrição pessoalmente, até as 22h desta quarta-feira (14), no Centro Cultural Clemente Gomes, que fica na sede da FCCR.

Outras informações pelo telefone (12) 3924-7358.

Corais do Arte Viva se preparam para Cantata de Natal
As quase 900 vozes que participarão da 2ª Cantata de Natal da Rede de Ensino Municipal iniciaram uma maratona de ensaios para surpreender e emocionar o público no próximo dia 2 de dezembro. Como no ano passado, o evento será realizado no Pavilhão Gaivotas, no Parque da Cidade, mas agora, com 300 participantes a mais que em 2011.

Os primeiros ensaios acontecem regionalmente e reúnem corais de escolas de acordo com a localização delas. Além de alunos da rede municipal, a 2ª Cantata de Natal terá a participação do Coro Jovem, do Coro Juvenil da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos.
O evento terá início às 18 horas.

Os corais fazem parte do Programa Arte Viva, que hoje atinge mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Além do canto, a iniciativa abrange atividades de  teatro, banda marcial, fanfarra, flauta, pintura em tela, dança, confecção de figurino e percussão.

HOJE para me despedir VOU TOCAR EM UM ASSUNTO MUITO MELINDROSO
Mas... Precisa ser abordado.
Muitos daqueles que se intitulam líderes comunitários o são e o fazem na maioria das vezes com a finalidade de se beneficiarem a si ou a suas famílias com cargos e benesses dos governos. O que só temos a lamentar!

É muito fácil reconhecer o falso líder comunitário, normalmente é desprovido de seriedade, honestidade, humildade e conhecimento de causa.

Vive a custa da boa fé dos que o cercam extorquindo uma sociedade que só vai descobrir (bem mais tarde) que aquela bela ovelha é um lobo insaciável sem o mínimo de qualificação moral interessado apenas em se dar bem.

Alguns desses falsos líderes comunitários e seus projetinhos de fachada o leitor pode encontrar em algumas associações de moradores (as que não foram tomadas), ONGs, fundações, igrejas, etc.
Outra maneira de reconhecermos um falso líder comunitário é quando o sujeito se lança ou apoia candidatos a qualquer cargo eletivo seja no governo municipal, estadual ou federal.

O falso líder comunitário não tem competência para mobilizar uma coletividade por uma causa nobre até porque um falso líder comunitário não tem nada de nobre por isso é falso.

Esse mesmo falso líder comunitário só consegue atrair um determinado número de pessoas pra fazer palhaçada, Ôba, Ôba!

O falso líder comunitário quando organiza uma dessas manifestações no fundo ele só quer chamar à atenção pra ele na esperança de receber uma proposta do “lado de lá” de uma boquinha numa empresa, no governo ou até mesmo uma quantia em dinheiro, o famoso cala-boca.

Quando alguém que se apresenta como líder age dessa forma, na verdade já assumiu o papel de Judas. Quando um “líder” comunitário se vende, não lhe resta outro papel se não o de trair a sua comunidade.

Quando um “líder” comunitário se lança ou apóia qualquer candidatura a qualquer uma das esferas governamentais: municipal, estadual ou federal, não lhe resta outro papel se não o de trair a sua comunidade.

A presença do falso líder comunitário significa sinal aberto para os oportunistas e enganadores. Permitir e/ou tolerar a presença do falso líder comunitário significa condenar uma comunidade a perambular sem honra, sem dignidade.

A figura do falso líder comunitário coloca o povo como alvo central dos políticos quando o assunto e deprimir e inferiorizar.
O verdadeiro líder comunitário prima pela seriedade, honestidade e conhecimento de causa. O verdadeiro líder comunitário sabe que tem que abrir mão da fama do poder e do dinheiro em detrimento da sua coletividade – é o mesmo que um sacerdócio.

O verdadeiro líder comunitário reivindica, reúne, define e exige os direitos do povo que paga seus impostos... O verdadeiro líder comunitário sabe que direitos são direitos e direitos não se negocia.

As comunidades precisam identificar e se libertar dos falsos líderes comunitários o mais depressa possível.

O cantor e compositor, Fagner, descreve uma situação de completa desdita na letra da música Ave Noturna que se encaixa perfeitamente ao nosso tema desse mês, e fazendo minhas as palavras do poeta eu diria que o falso líder comunitário é pior “que pedra de ponta, areia quente nos dedos, chocalho de cobra, incêndio no arvoredo, vereda de espinhos, seca flor do juazeiro, fogueira do meio-dia e o tiro certeiro”.

O falso líder comunitário é mestre na arte de enganar, iludir, mentir, ludibriar.

O falso líder comunitário não tem amor próprio e muito menos ao próximo.

O falso líder comunitário tal e qual a um camaleão a todo instante (de acordo com as suas conveniências) muda de aparência e de discurso sempre procurando (claro) envolver a comunidade (porque todos os golpes do salafrário são em nome do bem estar da comunidade, da família) usando e abusando da pobreza e da miséria de pessoas idôneas, honestas, trabalhadoras que tocadas pelo verdadeiro espírito comunitário de colaboração, participação e a esperança em melhores dias, acaba confiando cegamente nessas pessoas sem caráter, sem personalidade, sem moral, oportunistas, desonestos, cruéis e criminosos.

Eu os vejo como um câncer que tem se espalhado pela nossa sociedade.

Diziam os antigos que o mal tem que ser cortado pela raiz ou é de pequeno que se torce o pepino, certo?

Então vamos eliminar as falsas lideranças de nossas comunidades eliminando tudo que está fora da lei.

13 novembro 2012


 13 Novembro de 2012

Refinaria foi autuada 27 vezes nos últimos cinco anos, diz Cetesb.
Principais problemas são emissão de fumaça e contaminação de solo.

Levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revela que a Refinaria Henrique Lage (Revap), unidade da Petrobras em São José dos Campos (SP), pagou R$ 1,4 milhão em multas nos últimos cinco anos por poluir e contaminar o ar, água e solo do município.

Segundo o relatório, a empresa recebeu neste período 15 advertências e 12 multas por problemas como a emissão de fumaça preta e gases poluentes e o desrespeito às regras de armazenamento de produtos. O montante pago em multas foi destinado para o caixa da Cetesb que não informou como a quantia foi utilizada.

Os moradores da zona leste, principais afetados pelos problemas no funcionamento da refinaria, pedem que sejam aplicadas penalidades mais severas contra a empresa - que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.

“A Petrobras é rica. Esse valor para ela é insignificante. Era preciso paralisar a produção e fazer um pente-fino no funcionamento da Revap. A situação está pior a cada dia”, afirmou o professor e ambientalista de São José, José Moraes Barbosa.

A empresa afirma que está de acordo com os padrões de emissões da legislação brasileira e atende as recomendações recebidas pela Cetesb avaliando e cumprindo os prazos estabelecidos.
O balanço mostra que a multa mais cara aplicada contra a Revap neste período foi a mais recente, de R$ 184,4 mil.

A penalidade foi aplicada após uma “instabilidade operacional”, segundo a própria empresa, que gerou a emissão de uma forte fumaça preta no dia 23 de outubro.
A chama foi vista em diferentes regiões da cidade e assustou os moradores.

Infrações
De acordo com o levantamento, foram aplicadas duas multas contra a Revap em 2008, mas as penalidades não fizeram a refinaria resolver o problema de emissão de poluentes já que em 2011, cinco anos depois, a Revap recebeu 14 notificações entre multas e advertências.

O problema que rendeu mais infrações à Revap foi a emissão de substâncias com forte odor – foram oito notificações entre multas e advertências desde 2008. Em seguida, aparece o não atendimento às exigências técnicas para armazenamento de produtos ou operação de máquinas, com cinco autuações.

Já a emissão de fumaça preta rendeu à refinaria quatro autuações. O relatório mostra ainda que a Revap recebeu multas por contaminar água e solo utilizados pelos moradores e por emitir poluentes, como coque e cimento.

No entanto, a Cetesb não se utiliza de padrões internacionais para classificar qualidade do ar

A poluição do ar em São Paulo pode ser pior do que dizem os números oficiais. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) faz a medição correta, mas não utiliza os padrões internacionais de classificação sobre a qualidade do ar.

A Cetesb considera que o ar é bom quando registra até 150 microgramas de material particulado por metro cúbico. Material particulado é a poluição do ar que pode ser visto.
Mas pelas contas da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa mesma concentração de poluente é considerada ruim.
É com base nos índices da OMS que as autoridades podem tomar providências como suspender aulas nos dias mais críticos.

O próprio secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, reconheceu que o padrão está desatualizado. “É um padrão antigo, de um momento anterior ao século 21. É mais velho do que eu. A gente precisa logo alterar esses padrões”, diz Covas. Mas essa alteração não vai acontecer imediatamente.

O secretário afirma que o Conselho do Meio Ambiente vai primeiro discutir os padrões de poluição.

Para medir a poluição que sai dos escapamentos de milhões de veículos, a Cetesb tem 20 estações espalhadas pela capital paulista e região metropolitana. Cada estação mede os gases e o material particulado que existe na atmosfera.

A boa notícia é o secretário afirmar que precisa logo alterar esses padrões. A má notícia é que essa alteração não vai acontecer imediatamente.

Fumaça preta e fogo assustam mais uma vez as comunidades vizinhas da Revap na Zona Leste de São José dos Campos.

“Nunca tinha visto o fogo e a fumaça com tanta intensidade como agora. A gente fica até assustado”, disse o pintor Donizetti Nunes da Silva, 51 anos, morador da Vila Tatetuba, na zona leste, há 40 anos.

 ‘Instabilidade operacional’, segundo classificou a própria Petrobras, causa lançamento de fumaça preta por mais de duas horas; cone de poluição pôde ser visto de bairros distantes até nas regiões sul e oeste.

Uma grande nuvem de fumaça preta foi lançada da chaminé da Revap (Refinaria Henrique Lage), da Petrobras, na zona leste de São José dos Campos...

A fumaça foi acompanhada por forte labareda de cerca de 10 metros de altura. A poluição foi intensa por pelo menos duas horas e vista de diferentes pontos da cidade, até nas regiões sul e oeste.

Esse foi o terceiro episódio parecido neste ano..

Os problemas ambientais na Revap se intensificaram após o término das obras de modernização, em 2011.

Fumaça. De acordo com moradores da Zona Leste, vizinhos à REVAP, são constantemente ouvidos, fortes ruídos dentro da refinaria.

A fumaça não chegou até as casas dos bairros próximos à refinaria porque o vento soprava no sentido contrário, em direção à região sudeste.

Por meio de nota, a companhia informou que “por ocasião da inspeção, foi constatada instabilidade no sistema termoelétrico da refinaria, que através de seu sistema de segurança promoveu a parada de unidades produtivas”.

“Tal fato propiciou o alívio de hidrocarbonetos para o sistema de tocha, ocasionando a queima incompleta com emissão de fumaça preta para atmosfera, causando incômodos à população”.

Multas. A Cetesb informou que irá aguardar um relatório da Petrobras antes de decidir por eventuais punições. Desde 2011, a Revap já foi multada três vezes pela Cetesb, em valores que somados chegam a mais de R$ 350 mil.

Cobrança. O Ministério Público Estadual, em São José, informou que solicitou informações à Cetesb sobre a fumaça de ontem na refinaria e que depois irá estudar as providências a serem adotadas.

O secretário de Meio Ambiente de São José, André Miragaia, disse que irá cobrar da Petrobras a instalação de uma estação de monitoramento da qualidade do ar na área da refinaria.
Queremos ver essa cobrança e a efetivação da mesma.

A seguir, a resposta da REVAP sobre este assunto.

Depois da fumaça preta lançada pela chaminé da Revap (Refinaria Henrique Lage), a Petrobras informou que decidiu implantar uma estação de monitoramento da qualidade do ar, reivindicação antiga de prefeitura, ambientalistas e moradores dos bairros da zona leste.

Segundo a nota enviada pela assessoria de imprensada refinaria, o repasse dos equipamentos deverá ser feito “mediante a celebração do convênio, que já foi encaminhado à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para assinatura”.

A Petrobras informou ainda que cerca de 50% dos aparelhos necessários para a montagem da estação já foram comprados e o prazo de entrega é de 12 meses após a assinatura do convênio.

A Cetesb não comentou sobre o pedido da estação.

Agilidade. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Miragaia, agora a Cetesb precisa agilizar para que a estação seja instalada o quanto antes.

“A prefeitura está aqui para ajuda-la com a manutenção dos equipamentos e mão de obra para operar a estação caso seja necessário”, afirmou Miragaia.

Ainda segundo o secretário, o monitoramento do ar é necessário para traçar um plano estratégico na região e complementará o inventário da poluição que a secretaria deverá começar a fazer.

“Tanto o inventário quanto o monitoramento são importantes para verificarmos a contribuição do trânsito e das empresas na poluição da cidade. A partir disso, traçar um planejamento urbano adequado.”

“Queremos que a estação seja instalada no Vista Verde. Assim poderemos ter, com exatidão, quais elementos químicos são lançados no ar e as suas quantidades. A partir disso, poderemos verificar quais fazem mal à saúde da população, principalmente no que se refere a problemas respiratórios”, disse.

Nós da ALESTE já temos outra opinião, já que os ventos deslocam a poluição e assim os bairros mais afastados da Zona Leste são os mais prejudicados, por isso e em virtude de estarmos situados em um vale, acho que não deveríamos somente ter uma estação e sim várias para que os resultados sejam conclusivos e satisfatórios.

Cautela. Danilo Stanzani, secretário de Saúde, afirmou que é preciso cuidado ao afirmar que a Revap é a principal responsável pelos problemas respiratórios dos moradores da zona leste. “Uma área que cresceu bastante nos últimos anos é natural que tenhamos mais problemas respiratórios.”

Quanto a este assunto, a ALESTE tem outra visão já que devemos levar em conta quais os poluentes que mais afetam no refino do petróleo e sobre isso existem já vários estudos. NO ENTANTO, o que se pretende ao contrário dos que tentam desvirtuar o foco, o que se precisam são filtros eficazes já utilizados por várias refinarias no Mundo. Mas isso demanda investimento e esse [é o maior problema.

Fumaça
A Revap afirmou que segue rigorosamente a legislação e que anteontem o seu sistema de proteção e segurança foram prontamente acionados

Mau cheiro
Em julho, a Revap assinou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) em que se comprometeu junto ao Ministério Público a sanar o problema até julho de 2013

Fogo
Segundo a Petrobras, a alta chama de cerca de 10 metros, que pôde ser vista de vários pontos da cidade, foi causada por uma instabilidade operacional, logo normalizada

Ruído
Moradores ouvem constantemente fortes barulhos vindos da refinaria. A Petrobras afirmou que também a variação de ruído também é devido à instabilidades operacionais.
São essas instabilidades que nos preocupam. Segundo o Sindipetro, em grande parte essas instabilidades são motivadas pelos terceirizados e por falta de sua capacitação profissional.
Pela terceira vez no ano, a Revap emitiu da chaminé uma chama de 10 metros de altura seguida de fumaça preta, o que assustou moradores da zona leste. A Petrobras informou em nota que a unidade registrou instabilidade operacional. No entanto, os sistemas de proteção e segurança foram prontamente acionados. Não tão prontamente já que a duração do evento foi de mais de 4 horas.

Solo e água. Em setembro, após oito atuações da Cetesb, o Ministério Público abriu inquérito para investigar suposta contaminação do solo e da água na região da refinaria. Temos também que verificar o despejo em natura de esgoto, no afluente do Rio Paraíba do Sul, o córrego Cajuru.

Entretanto, a Revap vai dizendo que segue a legislação e que sobre o mau cheiro sentido na região, já adotou medidas de contenção. Sobre isto lembro que as normas pelas quais a CETESB se guia estão fora do estabelecido pela OMS.
Precisamos rever este assunto.

Enquanto isso, o Sindipetro, Aleste e Saviver continuam unidos para conscientizar a população dos males causados pela emissão de poluentes da refinaria.

O Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos), a Aleste (Associação Amigos da Zona Leste) e a Saviver (Sociedade de Amigos da Cidade e  Vista Verde), na zona leste de São José dos Campos,  elaboraram uma carta aberta à população com o intuito alertar sobre os problemas de saúde  causados pela poluição provocada pela fumaça da Revap (Refinaria Henrique Lage).

As entidades pedem para que os moradores do entorno da refinaria informem os casos de doenças relacionadas à emissão de poluentes na família.

Segundo os responsáveis pelo projeto, há indicativos de que aumentou o número de pessoas com problemas de saúde provocados pela poluição nos últimos anos, mas ainda não existe material científico que comprove esse dado, daí a necessidade da colaboração da população com o estudo.

Um outro assunto a ser abordado é o licenciamento ambiental do polo petroquímico e de gás, recentemente implantado.
------------------------------
Sebrae participa da Feira do Jovem Empreendedor
em nossa cidade.

O Sebrae-SP estará presente na 9ª Feira do Jovem Empreendedor, que ocorre entre 20 e 24 de novembro no Centro de Formação do Educador, em São José dos Campos. O evento tem o objetivo de incentivar a cultura empreendedora junto ao público jovem e terá exposição e apresentação dos trabalhos desenvolvidos por cerca de mil estudantes.

Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista e Fundação Hélio Augusto de Souza, o evento tem apoio do Sebrae-SP, que terá um estande institucional no local e promove uma programação de palestras, workshops e encontros.

A feira terá 130 estandes e programação com palestras, depoimentos de empreendedores de sucesso, workshops, shows, exposições e atividades culturais. Os projetos que mais se destacarem receberão prêmios.

Entre os destaques trazidos pelo Sebrae está o Encontro R.E.D.E Café (dia 21, às 9h), com a palestra “Processos Educativos em Rede”, do escritor Augusto de Franco, que criou a Escola de Redes. No dia 22, o consultor do Sebrae Alexandre Robazza comanda a palestra “Geração Y – Como Atrair, Encantar e Reter essa Geração tão Especial”, a partir das 10h.

Os participantes ainda poderão acompanhar duas oficinas: no dia 23, o tema será “Desperte seu Potencial”, com o objetivo de estimular habilidades gerenciais e oferecer dicas de gestão em negócios, às 14h, e no dia 24, “Invista no Planejamento”, às 14h.

9ª Feira do Jovem Empreendedor de São José dos Campos
Data: 20 a 24 de novembro
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador) – Av. Olivo Gomes, 100, Santana

Programação do Sebrae

21/11 – Encontro da R.E.D.E Café - 9h às 12h
Palestra: Processos Educativos em Rede - Augusto de Franco
Relato: Educação Empreendedora no Ensino Superior – Adriana Labinas (Unitau)
Público: Educadores de Ensino Superior e Pesquisadores
22/11 – Palestra “Geração Y – Como atrair, encantar e reter essa geração tão especial” - 10h às 11h30
Público: Educadores
23/11 – Oficina “Desperte seu Potencial” – 14h às 17h
Público: Empreendedores e Futuros Empreendedores
24/11 – Oficina “Invista no Planejamento” – 14h às 17h

Público: Empreendedores e Futuros Empreendedores
--------------------
“Natal sem Fome” é o slogan do passeio ciclístico beneficente promovido pela Cruz Vermelha filial São José dos Campos com o objetivo de arrecadar brinquedos e alimentos para tornar mais agradável o fim de ano de algumas famílias carentes do município.

O percurso de 18 quilômetros começa no Parque Santos Dumont e termina no Parque da Cidade. Será no dia 2 de dezembro, com saída às 8 horas. As inscrições seguem até o dia 30 de novembro (na empresa AUSSEL, sito à rua Antônio Saes, nº 395, Centro, São José dos Campos/SP. De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h). Para fazer a inscrição, a pessoa deve doar 1 Kg de alimento não perecível e 1 brinquedo novo.

Participe você também, venha promover a solidariedade e a sua saúde!

Em São José dos Campos, a Cruz Vermelha presta auxílio humanitário (arrecadação de roupas, alimentos, remédios, entre outros para vítimas de calamidades) e promove palestras prevencionistas junto às escolas públicas e comunidades ensinar noções de Primeiros Socorros para as pessoas conseguirem realizar os atendimentos mais urgentes até a chegada do socorro do órgão emergencial.

Mais informações e entrevistas com Eduardo Costa, vice-presidente da CV/SJC, pelos telefones (12) 9102-2970 ou (12) 9776-5929.
----------------------
TEMPO: Amanhã

Mínima: 17º
Máxima: 23º

Nublado com possibilidade de chuva. Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pequena chance de chuva a qualquer hora do dia.

Fonte: Inpe
-------------------------

A Prefeitura de São José dos Campos apresenta o Programa Municipal de Atenção ao Câncer amanhã (14/11), às 13h30, no plenário da Câmara Municipal (Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33), na Vila Santa Luzia.

Esse programa vai priorizar e agilizar o tratamento dos pacientes oncológicos, além de ampliar a divulgação da prevenção ao câncer.

Para desenvolver o programa, a Secretaria de Saúde criou este ano a Central de Regulação da Oncologia, a qual cabe acompanhar todos os casos de câncer do município desde o diagnóstico até o fim do tratamento.

Um programa para o monitoramento desses pacientes foi desenvolvido pela Divisão de Informática e Tecnologia.

Além disso, houve uma organização de todos os departamentos da Secretaria de Saúde para trabalhar de forma integrada com o objetivo primordial de combater o câncer, buscando principalmente a prevenção e a promoção da saúde da população joseense.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, o que faz da prevenção um componente essencial de todos os planos de controle do câncer.

Atualmente, as principais causas de doença e morte passaram a ser algo produzido pelo próprio homem. O estilo de vida do mundo moderno está expondo a população a uma vida mais sedentária, a uma dieta inadequada, ao excesso de bebidas alcoólicas e ao consumo exagerado do tabaco.

O Programa Municipal de Atenção ao Câncer priorizou a sistematização da linha de cuidado de oitos tipos câncer: mama; colo de útero; próstata; pulmão; cólon e reto; gástrico; cavidade oral e infantil. Em 2012, estima-se a ocorrência de mais de 900 casos/ano para os tipos de cânceres mais incidentes na população de São José dos Campos.
-----------------
São Francisco tem festival de Produtos da Terra no feriado

Uma boa oportunidade de aproveitar o feriado prolongado e, além disso, conhecer e adquirir produtos orgânicos e artesanatos da região é visitar o distrito São Francisco Xavier, que fica a 55 quilômetros de São José dos Campos.

A partir desta quinta-feira (15) até domingo (18) será realizada a 10ª edição da Semana do Produtor Rural e Festival de Produtos da Terra.

O evento busca incentivar a produção agrícola familiar como forma de geração de renda, além de destacar o potencial do turismo no distrito.

Serão várias barracas montadas para a venda de produtos como hortaliças, temperos, mel, própolis, bombons, bolos, geleias, queijos, doces, compotas, comidas típicas (como o famoso João Deitado), produtos orgânicos, entre outros.

Também haverá venda e exposição de artesanato, como trabalhos em fuxicos, tear de tricô.

A abertura do evento na quinta-feira, às 9h, com exposição e vendas de produtos e segue até domingo, às 13h. Nos dias 15, 16 e 17, às 21h30, ocorrem shows.

No sábado, das 13h às 17h, haverá Rua de Lazer e Casa de Brinquedos para diversão das crianças.

As atividades serão na Praça Cônego Antonio Manzi, no centro do distrito. O evento é organizado pela Prefeitura de São José dos Campos.

Programação

Dia 15/11 – (quinta-feira)
9h às 21h – Exposição e vendas de produtos típicos da região.
21h30 – Show musical

Dia 16/11 – (sexta-feira)
9h às 21h – Exposição e vendas de produtos típicos da região.
21h30 – Show musical

Dia 17/11- (sábado)
9h às 21h – Exposição e vendas de produtos típicos da região.
13h às 17h – Rua de Lazer e Casa de Brinquedos
21h30 – Show musical

Dia 18/11 - (domingo)
9h às 13h – Exposição e vendas de produtos típicos da região.

Mais informações pelo telefone (12) 3947-8183.
-----------------------------
Unidade Leste da Fundhas cria Cantinho da leitura

Proporcionar interação, socialização e momentos prazerosos com os livros. Foi com esse objetivo que a equipe da Unidade Lesta da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) criou o Cantinho da Leitura. Os momentos prazerosos com os livros ocorrem em um espaço, utilizado nos horários de entrada, saída, intervalo das aulas.

No local, que é bastante acolhedor e tem um acervo de cem exemplares entre gibis e literatura infanto-juvenil, as crianças e adolescentes podem soltar a imaginação no universo das fadas, lendas e de inúmeras histórias.

"Achei muito legal, fomos com a professora para lá e ela contou a história do Saci-Pererê, foi muito gostoso e eu fiquei muito feliz em participar desta atividade", disse a aluna Raquel Cristina Rodrigues Pinto, 8 anos.

Os profissionais acreditam que a primeira meta - o despertar o gosto pela leitura - já foi atingida e esperam que esta apropriação do Cantinho da Leitura faça diferença na vida cotidiana e, que realmente os alunos passem a ler mais.
------------------------
Plano Municipal de Saneamento Básico é discutido em São José

O Conselho de Saneamento Básico de São José dos Campos se reuniu na última quarta-feira (7/11), no Paço Municipal, para discutir questões, como a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais.

A reunião teve a participação dos conselheiros, que apresentaram sugestões e apontamentos a respeito da elaboração da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, assim como os demais temas abordados.

Esta foi a quinta reunião de 2012.
Na última, realizada em agosto, foi discutida a questão do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a lei que instituiu a Política Nacional dos Serviços Ambientais, suas formas de parcerias técnica e financeira, assim como as etapas de implementação no âmbito municipal.

O Conselho de Saneamento é formado por diversos órgãos da sociedade civil organizada, além de representantes de secretarias municipais e vereadores.
A próxima reunião do Conselho será em dezembro em data ainda não agendada.
---------------------
XV de Novembro. Uma data cívica que devemos comemorar.
Não é somente mais um feriado!

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.

Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.

Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.

As perdas também foram grandes para os coronéis, pois haviam gasto uma enorme quantidade de dinheiro, investindo nos escravos e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização aos mesmos.

A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.

Os movimentos republicanos também já aconteciam no país, a imprensa trazia politização à população civil, para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.

A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando a igreja a ir contra o governo.

Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o mesmo dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
Porém seu afastamento não foi nada favorável, fez com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.

Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.

No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que a partir daquela data o país seria uma república.

Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a Portugal.

Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros, foram escolhidos para formar os ministérios.
-----------------------
Estamos chegando o final de mais um programa ALESTE da Zona Leste desejando a todos os ouvintes, amigos, colaboradores e seguidores uma semana cheia de realizações e de sucesso.
E CURTAM o feriadão não esquecendo da importância da data.
E se dirigirem não bebam.
Para que Segunda-Feira os possamos ter a todos de volta com saúde e paz.

Quem gosta de boa musica e de valorizar a cultura brasileira e de nossas raízes,
 fica na CULTURAonline Brasil
Continuem com Bruno & Marrone
 BOA NOITE
AMANHÃ estaremos por aqui novamente ás 20 horas com o programa
PONTO FINAL

 Olá, Estamos no Facebook Passa por lá! https://www.facebook.com/groups/966020666778842